Origem

Spitz Alemão é uma raça canina oriunda da Alemanha. Estes cães chegaram à Europa levados pelos vikings, sendo mencionados pela primeira vez na literatura alemã em 1450. Enquanto a variedade de porte médio foi criada para o pastoreio, as outras foram desenvolvidas para serem cães de companhia.

Os spitz e cães de tipo primitivo são cachorros incrivelmente antigos, descendentes dos cachorros da Idade da Pedra. São as raças mais antigas encontradas na Europa Central, e muitas outras raças de cães foram criadas a partir delas. Os cães originalmente pesavam até 30kg, e trabalhavam como pastores de ovelhas. Algumas celebridades do passado que foram proprietários de Spitz Alemães foram Maria Antoineta , Emile Zola, Mozart e a Rainha Vitória. O Kennel Club Inglês reconheceu a raça Spitz Alemão no ano de 1870 e em 1888 a rainha Vitória começou sua própria criação de Spitz, promovendo a raça em exposições. Foi ela quem começou a produzir cães cada vez menores, tornando a raça muito popular na Inglaterra e foi assim que surgiu os Lulu da Pomerânia, ou Spitz Alemão Anão, tendo seu reconhecido primeiramente pelo AKC em 1888.

Portanto a versão miniatura deste cão, conhecido como Spitz Alemão Anão, ou ainda Lulu da Pomerânia, popularizou-se devido à Rainha Vitória, que o tinha como cão de companhia. De acordo com o padrão estabelecido pela FCI, este cão é aceito em praticamente todas as cores. Apesar do pelo longo, a facilidade em trata-lo contribuiu para a sua popularidade, exigindo apenas escovações periódicas e banhos mensais.