O nome é um pouco complicado, mas o problema é bem simples de entender: a luxação de patela é o deslocamento de um osso do joelho, também chamado de rótula.
Esse deslocamento pode ocorrer para a parte externa da perna (lateral), ou para a parte interna (medial). Ambos os casos causam muita dor ao cachorro e necessitam atenção veterinária o mais breve possível!
1 ) PATELA COM LUXAÇÃO 2) PATELA NORMAL


Qual é a causa da Luxação de Rótula ou Desvio de Patela em cães?
A causa pode ser congênita ou traumática. Acredita-se que a causa da luxação medial de patela, ou seja, na direção interna do joelho (Figura 2) em cães de raças toy ou de raças pequenas, seja hereditária. O controle deve ser rigoroso nos acasalamentos, e os indivíduos portares de luxação de patela castrados. O excesso de consanguinidade, carrega gens recessivos, onde doenças não manifestadas nos pais, podem aparecer nos filhotes.
Também pode ocorrer por batidas, quedas ou outros traumas. É mais comum em cachorros de pequeno porte, mas pode atingir qualquer pet.
Se seu cão aparecer mancando, ou sem disposição para pular, fique atento e leve ao veterinário para um exame, pois aquilo que pode parecer apenas um mal jeito, na verdade pode esconder algo mais grave, como a luxação.
Além de ser um problema grave, que causa muita dor aos nossos amiguinhos, a luxação patelar é muito difícil de se prevenir. Caso seja congênita, provavelmente aparecerá em algum momento da vida do pet. O melhor é identificar o problema o quanto antes para evitar maiores complicações.
O tratamento pode variar de acordo com o grau da luxação, indo desde de analgésicos até cirurgia e fisioterapia. De qualquer maneira, o acompanhamento de um profissional confiável é sempre necessário.
Procure comprar cães de canis sérios e comprometidos com o movimento
“Criadores Responsáveis “.
A probabilidade de seu filhote apresentar algum problema é bem menor, mesmo que isso aconteça, o criador estará sempre lá para ajudar e orientar.
Cuidado com as quedas de colos, sofás, camas e outras alturas.
Crianças muito pequenas devem ser supervisionadas ao brincar com seu amiguinho.
Um Spitz saudável adora correr, pular e brincar



