Muito tem se ouvido falar em ” babyface” – “fox face” – Spitz Alemão – Pomeranea, enfim acaba criando uma grande confusão e até dúvidas se seu animal está enquadrado ou não no padrão.
Vamos tentar esclarecer um pouco :
Spitz Alemão, são cães primitivos que datam da idade da pedra, e acredita-se que descendem do Samoyed Nórdico e Lapphund, que provavelmente foram trazidos para a Alemanha com os Vikings durante a Idade Média, fazendo com que os spitzers fossem uma raça antiga. Eles foram espalhados por toda a Europa, onde foram criados com outras raças de pastores. Eles foram originalmente utilizados como pastores e cães de guarda, mas foram usados principalmente como companheiros nos últimos séculos. Possuem tamanhos variados, pequeno, médio e grande.
O nome Pomeranian entrou em uso na década de 1760 na Inglaterra, mas na época era um termo geral e incluía raças agora separadamente classificadas – todos os 5 tamanhos de Spitz alemão (incluindo o Keeshond) mais o Volpino italiano. Na Alemanha, um dos muitos nomes regionais era ‘Der Pommer’ – esse nome era utilizado para o Pomerania. A raça utiliza seu nome ,da região histórica da Pomerania, que compõe a costa sul do mar Báltico (agora atual Alemanha e Polônia), não porque se originou lá, mas porque provavelmente devido a seleção de tamanho.
Vale a pena mencionar que os alemães não usaram oficialmente a classificação Pomerânia até 1998. A partir de 1998, o FCI Standard definiu o Pomeranian / Zwergspitz como o menor tamanho do Spitz alemão (Deutscher Spitz). Ao longo dos anos os Pomeranias foram adquirindo características próprias, por um trabalho de seleção visando animais menores e com características próprias.
E agora? ambos são campeões na Inglaterra, são ou não totalmente diferentes ?
Por isso já existem estudos em associações mundiais para que eles sejam separados como raça, ficando os Spitz, com sua característica primitiva e tamanhos diferentes e os Pomeranias, com seu porte menor, proporções e angulações, diferentes, bem como um conjunto de frente bem caracterizado nessa variedade.
( Bibliografia – AKC / German Spitz World / Kennel Club UK )
